sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Pesquisadora constata expansão do mexilhão no Pantanal

30/11/07

O mexilhão dourado, uma espécie exótica do molusco que acredita-se que chegou ao Brasil e ao Pantanal por navios vindos da Ásia, está se expandindo em rios da região. Foi constatada a presença na baia Uberaba, conectada ao rio Paraguai, e no rio Cuiabá, próximo à foz no rio Paraguai. Já havia sido identificada a presença antes nos rios Apa e Miranda.

"A baía Uberaba apresenta maior densidade com uma população instalada e relevante. A foz do rio Cuiabá, próximo ao Parque Nacional do Pantanal, por sua vez, tem uma densidade mais baixa, com uma população em início de colonização", explica Márcia Divina de Oliveira, pesquisadora do Programa para Controle do Mexilhão Dourado, da Embrapa Pantanal.

A pesquisadora acredita que os dados comprovam que a presença do molusco é permanente no Rio Paraguai. O mexilhão causa danos nas embarcações, uma vez que se fixa nos cascos, e também nas telas de tanques-redes usados na piscicultura, além do prejuízo ambiental. Márcia explica que há ameaça à integridade do ecossistema aquático da região, por ocupar espaço e ainda colonizar as conchas de espécies nativas da região, interferindo na biodiversidade aquática. Ele interfere ainda em comunidades de peixes e algas.

Há quem defenda uso de tintas antiincrustantes nas embarcações como forma de impedir a dispersão do molusco. A pesquisadora da Embrapara defende a adoção de medidas preventivas de quem se vale da navegação. "É preciso que as pessoas envolvidas com as atividades de navegação local, realizadas pelo turismo de pesca, pesca profissional, comércio entre as populações ribeirinhas e transporte de gado se conscientizem da importância de adotar as estratégias de contenção".

Fonte: Campo Grande News

http://www.portalbonito.com.br/cultura/noticias_ler.asp?id=11998

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Fórum de Turismo do Pantanal discute ações para 2008

29/11/07

O fortalecimento da atividade turística como indutora do desenvolvimento regional, avaliação das atividades realizadas em 2007 e aprovação dos projetos e planejamento do setor para o próximo ano foram pauta de uma reunião realizada pelo Fórum de Turismo da Região do Pantanal.

Participaram do encontro, realizado dia 27 na Secretaria Executiva de Turismo, as secretárias de Turismo de Aquidauana, Zildete de Carvalho, e de Miranda, Maria Célia da Silva Bompard, além do secretário-executivo de Turismo de Corumbá, Carlos Porto, técnicos e empresários da região.

Durante a reunião foi discutido planejamento, estruturação de um plano de marketing, captação de recursos para projetos da região e estruturação do destino Pantanal. "Esse encontro é importante, pois promove a integração entre os municípios da região do Pantanal", afirma Maria Célia da Silva.

Os representantes de cada município querem se reunir no início de dezembro com a diretora-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Nilde Brum, para discutir projetos de comum acordo para incrementar a atividade na região.

"Somos a região que precisa ter mais atenção dos setores públicos estadual e federal, em infra-estrutura turística, em projetos destinados a região do Pantanal", afirmou o coordenador do Fórum, Carlos Porto.

Fazem parte do Fórum de Turismo da Região do Pantanal os municípios de Corumbá, Miranda, Aquidauana, Anastácio e Porto Murtinho. A data para o próximo Fórum ficou estabelecida para o dia 12 de dezembro.

Fonte: MS Notícias

http://www.portalbonito.com.br/cultura/noticias_ler.asp?id=11992

domingo, 25 de novembro de 2007

Pantanal ganhará Núcleo de Cultura Rural ainda este ano

Domingo, dia 25 de Novembro de 2007 às 08:10hs
Midiamax News

O Pantanal vai ganhar em dezembro um Núcleo de Cultura Rural na região de Miranda. Trata-se de um espaço para o manejo de médios e grandes animais voltados para a utilização cultural, sócio-educativa (visitação de escolas, grupos carentes, grupos em restabelecimento de saúde, etc.) e para a demanda de turismo rural. O núcleo foi idealizado há dois anos e concretizado depois de investimentos privados.

A estrutura, com 2.500 m2 será utilizada tanto para agilizar e otimizar a lida com os animais (bovinos, eqüinos e ovinos) quanto para permitir que o turista tenha conforto e apoio suficiente para, se necessário, passar o dia inteiro no local acompanhando, vivenciando e participando de todas as atividades.

Dentre os trabalhos cotidianos e especiais que o visitante poderá vivenciar de perto estão a sela de cavalos, ordenha tradicional, vacinação, marcação de animais, parto, inseminação artificial, castração de machos e fêmeas, trato especial com eqüinos e domas racionais.

O Núcleo permite acompanhamento de atividades de grupos com até 30 pessoas em cada setor de atividade. O espaço também poderá ser utilizado para palestras aulas técnicas, atividades de qualificação e dias de campo.

O Núcleo de Cultura Rural está instalado na fazenda Cacimba de Pedra-Reino Selvagem – distante 32 km da cidade de Miranda – e foi idealizado pelo produtor rural Gerson Zahdi.

http://www.aquidauananews.com/index.php?action=news_view&news_id=117488