segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Onças do Pantanal sul-mato-grossense são notícia no exterior

04/01/08

Mato Grosso do Sul mais uma vez se destacou na imprensa mundial. No primeiro dia do ano foi publicada uma reportagem no The New York Times, tradicional jornal dos Estados Unidos, sobre um projeto de conservação de onças-pintadas desenvolvido em fazendas pantaneiras.

A onça-pintada figura na lista oficial de animais em extinção do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) e é considerada o maior felino das Américas e o terceiro mais rápido do mundo.

A jornalista J. Madeleine Nash visitou a Fazenda San Francisco, localizada em Miranda, em dezembro passado e se encantou com a beleza da região. "Ao longo dos anos recebemos jornalistas e turistas estrangeiros que ficam maravilhados com a biodiversidade do pantanal sul-mato-grossense", disse Beth Coelho, proprietária da fazenda.

Beth afirma que muitos turistas estrangeiros vão até lá motivados pela causa da preservação ambiental e ficam admirados com os projetos de conservação desenvolvidos no Brasil. Na edição do New York Times de 1º de janeiro de 2008, a jornalista norte-americana ressalta a importância do projeto Gadonça, iniciado em 2003 através de uma parceria entre a organização não-governamental Pró-Carnívoros e a Fazenda San Francisco, que visa avaliar os impactos decorrentes da predação do gado pela onça pintada e pela onça parda.

"É um projeto inovador que está rendendo bons frutos, tanto para a vida selvagem, quanto para os proprietários rurais", afirma o biólogo Ricardo Luiz da Costa, atual coordenador do projeto. "Os animais são monitorados através de rádios transmissores, assim, nós podemos identificar as melhores formas de prevenir a predação do gado e de animais domésticos."

O projeto envolve ainda a conscientização de produtores rurais no âmbito conservacionista e realizando palestras para turistas explicando a importância da preservação da vida selvagem no pantanal.

De acordo com a World Conservation Union (União Mundial de Conservação), maior e mais importante rede de conservação do planeta, a população mundial de onças pintadas contabiliza aproximadamente 50 mil indivíduos e está prestes a traçar a mesma trajetória dos tigres da China e dos leões da África, que têm uma população bem menor do que as onças altíssimo risco de se extinguirem.

Retorno

Iniciativas como esta, de aliar pesquisa científica ao ecoturismo, agregam valor ao turismo sustentável e vem se despontando em Mato Grosso do Sul. Projetos como o Arara Azul, entre outros, constantemente são noticiados em jornais, revistas e na televisão em âmbito nacional e internacional. Desta forma, Mato Grosso do Sul vai aos poucos se consolidando como destino turístico internacional.

http://www.portalbonito.com.br/cultura/noticias_ler.asp?id=12071

Nenhum comentário: